domingo, 6 de dezembro de 2015

"O BATÍSMO NAS ÁGUAS"

1. APRESENTAÇÃO:Parabéns amado irmão, ao aceitar o Senhor Jesus como Único e Suficiente Salvador de sua vida, você passa a integrar o povo de Deus, cuja abrangência e existência, vêm desde a Criação, e está sobre toda a Terra, nas mais variadas línguas, povos, tribos e nações (Daniel 7.13-14). Ao ler este material, seja aplicado(a) e esforce-se em ler todas as passagens bíblicas contidas nesta apostila, quando então terá um melhor entendimento acerca do batismo, sempre em oração, pedindo a Deus que lhe abra o entendimento, a fim de que tais orientações, fiquem gravadas em seu coração.

2. ORIGEM DO NOME:
A palavra batismo origina-se da grega baptizo ou da latina baptismus, e significa em ambos os casos, mergulho ou imersão.

3. HISTÓRICO:
O batismo já era praticado antes de Jesus, seus discípulos e de João Batista, como transparece em S.João 01.25-26.
Ele foi o ministério de João Batista e dos discípulos de Jesus (S. João 04.01-02) de quem o recebemos como parte da grande comissão: "PORTANTO IDE, FAZEI DISCÍPULOS DE TODAS AS NAÇÕES, BATIZANDO-AS EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO" (S.Mateus 28.19).
Sabe-se que o batismo foi praticado desde os tempos apostólicos pelos principais grupos da Igreja Cristã e, nas denominações protestantes tem sido reconhecido como a primeira das duas grandes ordenanças até ao dia de hoje, a segunda é a Ceia do Senhor.
Desde cedo na história da Igreja tem havido três principais mais diferentes modos de batismo: Aspersão (borrifamento), Afusão (derramamento) e Imersão (mergulho).
O batismo por aspersão consiste em que, de posse de uma vasilha ou cuba e com as próprias mãos se tome um bocado de água derramando-a depois sobre a cabeça do batizando.
Já o batismo por derramamento é feito tendo-se o batizando dentro da água em um tanque ou rio e ali com uma vasilha maior o ministrante derrame sobre ele, a partir da cabeça, um tanto de água.
O batismo por imersão requer que haja bastante água, para que o batizando possa ser mergulhado nela, conforme detalharemos adiante.

Os batismos por aspersão e por afusão foram muito praticados pela igreja nos tempos de grande perseguição, como nos seus primeiros tempos após a ascensão de Cristo, sob o domínio do império romano. Por serem cerimônias que não exigem lugares amplos, proporcionavam maior segurança e discrição.
Nossa igreja adota o batismo por imersão, a forma mais conhecida e difundida nos meios evangélicos, por entender ser a mais legítima e estar em maior sintonia com o próprio significado do nome (imersão).
Existem, no entanto, circunstâncias extremas em que não é possível levar o batizando até a um tanque ou rio e, excepcionalmente nestes casos, têm sido recomendados e aplicados simbolicamente os batismos por afusão ou aspersão.

4. CONCEITO:O batismo nas águas é, e deve sempre ser, uma declaração física e pública de algo que já ocorreu espiritualmente no coração do homem, pois o batismo por si só não tem sem este fato

Espiritual valor algum (como não tem valor uma cerimônia de casamento entre noivos que não se amam),
por ex.). Por isso só deve ser ministrado a pessoas legitimamente convertidas, conforme nos é instruído na Palavra de Deus nas seguintes passagens:

1. S. Marcos 16.15-16: "E JESUS DISSE-LHES... QUEM CRER E FOR BATIZADO, SERÁ SALVO..."
2. Atos 02.41: "DE SORTE QUE FORAM BATIZADOS OS QUE DE BOM GRADO RECEBERAM A SUA PALAVRA..."
3. Atos 08.36-37: "... DISSE O EUNUCO: EIS AQUI ÁGUA; O QUE IMPEDE QUE EU SEJA BATIZADO? E DISSE FILIPE: É LÍCITO SE CRÊS DE TODO O CORAÇÃO..."
4. Atos 18.08: "... E MUITOS DOS CORÍNTIOS, OUVINDO-O CRERAM E FORAM BATIZADOS".

5. A SIMBOLOGIA:O simbolismo do batismo está no ato do mergulho seguido pela ascensão das águas daquele que se batiza. Ao descer e subir das águas o batizando figura a imagem de Jesus Cristo quando desceu e ressurgiu da sepultura. Este símbolo se encontra no ensino de Paulo em Romanos 06.03-05 e em Colossenses 02.12.
Por isso o batismo representa a morte para o mundo seguida pelo nascimento de uma nova vida com Cristo, e foi chamado por Jesus de Novo Nascimento (era o que estava ensinando a Nicodemos em João 03.03).
O apóstolo Paulo tinha esta visão e a demonstrou e ensinou em 2 Coríntios 05.17 onde ele disse que a novidade de vida só é possível se houver um novo nascimento. Em sua carta aos Gálatas (03.27) ele também ensinou que a nova vida é possível porque herdarmos a natureza de Cristo, e aprendemos que não é pelas nossas forças mais é pelo poder d'Ele que tudo acontece!
Espiritualmente falando o batismo simboliza a morte, sepultamento e ressurreição daquele que aceita a Jesus como seu Salvador. O indivíduo que se consagra a Jesus deve morrer para a velha vida do pecado: "CONSIDERAI-VOS MORTOS PARA O PECADO" (Romanos 06.11).
Ao sair da água, o batizado ressuscita para uma nova vida. O batismo simboliza também a lavagem espiritual efetuada pelo sangue de Jesus (leia em Atos 02.38 e Atos 16.33).
Entendido até aqui, o(a) amado(a) irmão(ã) compreenderá que o batismo é impotente para salvar (Efésios 02.08) bem como para purificar pecados (I João 01.07), o que demonstra ser errônea a idéia que alguns irmãos às vezes têm, quando acham que ao passar pelas águas estas "levam embora" os pecados daquele que está sendo batizado (a lavagem do pecado é consumada por Jesus no dia da nossa conversão), dificultando a compreensão da doutrina da remissão dos pecados - (Romanos 10.09).
Quando se entrega o coração a Cristo, d'Ele vem à capacitação para a nova vida. Ninguém pode seguir a Jesus munido apenas de boas intenções ou por simples simpatia pela igreja ou pelo povo de Deus porque seria derrubado pela "primeira onda de tempestade". Tais recursos possuem "alicerces construídos sobre areia" e não "sobre a Rocha" que é Cristo.

6. OS PASSOS QUE PRECEDEM O BATISMO:
1. ArrependimentoArrependimento significa ter pesar de faltas próprias, mudar de opinião. O arrependimento vem àquele que refletiu seu próprio estado e resolveu fazer uma mudança no curso de sua vida.

Concorda com isso o pensamento do apóstolo Paulo quando declara: "MAS TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DO VOSSO ENTENDIMENTO". Essa transformação é completa e consciente: o homem deixa o curso da vida que está seguindo para se colocar noutro completamente oposto, e o que leva-o a tomar essa atitude é a operação de Deus pelo arrependimento em seu ponto mais profundo: o coração!

"ARREPENDEI-VOS!", foi uma das primeiras palavras da pregação de Jesus Cristo ao inaugurar seu ministério (S. Marcos 01.15).

2. Confissão dos Pecados:
Pode-se definir como sendo o ato de reconhecer-se pecador e necessitado da graça e purificação por Jesus. A confissão dos pecados é o fruto, o resultado, a conclusão da obra redentora de Cristo na vida do homem arrependido. Para você que vai se batizar, será bom meditar nestas duas passagens bíblicas: S.Mateus 03.05-06 e I João 01.09, nas quais vemos que o batismo nas águas sempre foi administrado sob confissão de pecados e que quando os confessamos, Deus não apenas nos perdoa mas transforma também nossa natureza pecaminosa para que não desejemos praticá-los mais.

3. Conversão:Conversão significa transformação, mudança de forma ou de natureza, mudança ou substituição de uma obrigação por outra. Essa interpretação mostra que a conversão é a seqüência do arrependimento. O arrependimento faz o homem sentir a repulsa dos seus atos maus e a conversão o leva a mudar de opinião. A conversão, em última análise, é o revestimento do homem novo ao despojar-se da velha criatura.

"ASSIM QUE, SE ALGUÉM ESTÁ COM CRISTO, NOVA CRIATURA É, AS COISAS VELHAS JÁ PASSARAM, EIS QUE TUDO SE FEZ “NOVO”(IICoríntios 05.17).
7. BATISMO COMO REQUISITO DE SALVAÇÃO:
O batismo não é dado como uma escolha àqueles que querem seguir a Jesus, pois o próprio Mestre foi claro: "AQUELE QUE NÃO NASCER DE NOVO (da água e do Espírito), NÃO PODE ENTRAR NO REINO DE DEUS" (S.João 03.05).
Jamais se deve desprezar o batismo: a leitura de todos os trechos usados neste pequeno estudo transmitirá ao leitor a seriedade deste ritual bíblico. Repare que quando Jesus foi ter com João Batista para por ele ser batizado, João lhe resistiu, mas Jesus porém lhe disse:
"DEIXA POR AGORA, PORQUE ASSIM NOS CONVÉM CUMPRIR TODA A JUSTIÇA" (S.Mateus 03.15).

8. BATISMO COMO UNIDADE
Outra característica importante do batismo, e que se deve conhecer, foi revelado por Paulo em Efésios 04.05 onde ele diz: "... UM SÓ BATISMO...".
Paulo não poderia, ao falar sobre a nossa unidade no corpo de Cristo, deixar de dizer que todos passamos pelo mesmo batismo. Ele é mais uma evidência da união dos membros na Igreja; por isso, ao descer às águas, o batizando está declarando sua integração ao corpo por semelhança de batismo.

9. UM SÓ BATISMO:
Quantas vezes uma pessoa deve ou pode se batizar? muitos perguntam. Encontramos no texto Sagrado base para compreendermos que o batismo, sendo um sinal físico de uma

intervenção Divina, que se dá graças a ela e que é de uma vez por todas (Hebreus 09.28), não poderia jamais ser repetido numa mesma vida, pois seria como reduzir o poder do sacrifício de Jesus ao dos sacrifícios de animais do Velho Testamento, que não serviam senão para expiação de um único pecado.
A Bíblia ensina que o sangue de Jesus nos purifica de TODO o pecado (I João 01.07) e que, segundo a passagem de Hebreus 06.01-02 não podemos lançar de novo o fundamento das seguintes coisas:
. Do arrependimento de obras mortas;
. De fé em Deus;
. Da doutrina dos batismos;
. Da imposição das mãos;
. Da ressurreição dos mortos;
. E do juízo eterno.
Entre estes itens destacamos o terceiro, e com ele na memória pedimos ao amado que verifique a doutrina central deste ensino nos versos 04 e 06 daquela passagem, onde lemos que aqueles que se submetem novamente a qualquer uma destas doutrinas fazem como se estivessem de novo crucificando a Jesus e novamente expondo-o ao vitupério (vergonha).
Resumindo: lançar de novo o fundamento da doutrina do batismo na vida de alguém que fora já iluminado, mesmo que tenha caído, seria ignorar o sacrifício de Cristo ou pior: o texto diz ser o mesmo que expô-lo à vergonha da cruz novamente, contradizendo assim a doutrina e o valor expiatório (reconciliador) do seu próprio sangue.
Portanto, não se pode lançar mão do verdadeiro batismo senão uma única vez em nossa vida, pois ele é imagem da obra redentora de Jesus que de UMA SÓ VEZ nos livrou de todo o pecado.

10. PORQUE O BATISMO É NECESSÁRIO PARA SE INGRESSAR NA IGREJA EVANGÉLICA?O Batismo, além de tudo o que já partilhamos, demonstra também uma mudança de fé: os judeus eram observadores da doutrina de Moisés dada por Deus, mas na época de Jesus estes homens estavam já tão longe dos princípios Divinos e tão amantes das letras, que tentando serem tidos por religiosos competiam entre si sobre sua suposta religiosidade e acabaram por serem tidos como hereges, desobedientes, hipócritas, mentirosos, avarentos e duros de coração pelo próprio Jesus Cristo. Com uma fé tão deturpada, esta não fora reconhecida como válida para o reino de Deus agora pregado por Jesus, e por isso, mesmo pouco antes de Jesus, João Batista já pregava fervorosamente àqueles homens e mulheres: "ARREPENDEI-VOS POIS VOS É CHEGADO O REINO DOS CÉUS!" (S. Mateus 03.02, 06), e os batizava.
Infelizmente, o mesmo acontece com as pessoas de hoje em dia: cada um querendo ser sábio aos seus próprios olhos, se têm por justificados diante de Deus por mais sujos que estejam. Faz parte desta nossa época a depravação, a impureza, a corrupção e a apostasia (falsa fé).
Assim, como naqueles tempos, recebemos orientação de Deus que nos revela ser esta fé de nosso povo, nossa nação, igualmente repreensível e falsa pois não se baseia em nenhuma obra redentora, transformadora ou remidora de Jesus em suas vidas, requerendo assim, quando estas obras se tornarem verdade na vida de qualquer um deles, um justo e verdadeiro batismo.

11. O BATISMO DE CRIANÇAS:
A Bíblia diz que o batismo conjuga-se com a confissão de pecados (S.Mateus 03.05-06), e sabemos que para alguém confessar seus pecados é necessário que tenha capacidade de reconhecimento dos mesmos para então poder naturalmente arrepender-se deles.

Por isso a igreja evangélica não batiza crianças recém-nascidas ou com idade inferior a 12 anos, idade que se convencionou como favorável a uma atitude responsável como o batismo, pois cremos que antes disso a criança não tem elementos para corresponder às exigências necessárias para uma atitude consciente, consideração esta que encontra aconchego na passagem de S.Lucas 02.39-52 onde encontramos o menino Jesus, com doze anos (v. 42), manifestando sua grande sabedoria e graça. Concluindo, se uma criança não tem consciência do pecado, também não tem da necessidade de arrependimento (S.Lucas 18.16).

12. PODEMOS BATIZAR pessoas cujo cônjuge não concorde com sua fé ou quando não estão devidamente casados?As escrituras revelam que a salvação é individual, ou seja, ninguém comparecerá ante o trono de Deus acompanhado. Tampouco terá padrinhos, mas falará por si mesmo. Aprendemos na Bíblia que tanto o nosso chamado quanto a nossa vocação, e eleição, e capacitação e arrebatamento serão individuais.
Impedir que alguém se batize porque sua esposa ou marido não concorda com sua fé ou porque não são devidamente casados é contrariar diversos conceitos bíblicos.
Entretanto a igreja, após o batismo daquele(a) que se converteu legitimamente, se empenhará para que sua vida familiar e conjugal se normalize e se regularize, ao menos diante da lei dos homens, prestando-lhes auxilio pastoral, instrutivo e até financeiro de acordo com os recursos da congregação e as particularidades de cada caso.

13. PODEMOS BATIZAR alguém que ainda possua algum vício?Aqui temos uma questão que cada igreja possui seus próprios métodos para tratamento, portanto, é importante que o candidato se informe, ou seja, informado sobre como sua igreja trata o assunto.
Contudo podemos mencionar que algumas igrejas não batizam sem que a vida do batizando comprove uma conversão total e uma completa mudança de hábitos na vida, como convém a um crente.
Outras, porém entendem que apesar de o chamado de Deus ser decisivo na vida do novo convertido assumem que ele precisará de apoio e acompanhamento da igreja para que entenda as razões que o auxiliarão a abandonar seus vícios, considerando os casos de dependência natural que certos indivíduos desenvolvem em seus corpos.
Nossa posição em particular é que não se pode impedir ninguém que deseje sinceramente descer às águas do batismo (Atos 8:36-37) desde que se enquadre no que ensinamos nesta apostila, pois sabemos que seu batismo será uma grande ferramenta no fortalecimento de suas convicções como aspirante à carreira da fé, entretanto não concordamos que após o batismo o novo crente, que ainda possua vícios discriminados pela sociedade, tenha acesso a Santa Ceia do Senhor. A igreja deverá ampará-lo com instrução, acompanhamento, oração e no tratamento de seu vício (como as drogas, por ex.) até que possa tocar no pão e no cálice do Senhor de modo a não prejudicar sua santidade e reverência.

14. A SANTA CEIA: A MESA DO SENHOR:
O batismo é tido como a primeira das duas grandes ordenanças da Palavra de Deus para a Igreja, a segunda é a Santa Ceia.

Enquanto a primeira estabelece, a segunda preserva e renova o cristão na comunhão com Cristo e com sua Igreja.
Qualquer pessoa que tenha tido uma experiência legítima com Deus, tenha se arrependido, confessado seus pecados e convertido seus caminhos para uma nova vida e passado

pelas águas do batismo, preenche todos os requisitos indispensáveis para que participe da Santa Ceia, pois através do Batismo o pecador "entra" na comunhão da Igreja, e pela Santa Ceia ele renova e amadurece esta comunhão mês a mês.
Todos estes passos são importantes visto a grande responsabilidade que repousa sobre aquele que participa da Mesa do Senhor: "PORQUE O QUE COME E BEBE INDIGNAMENTE, COME E BEBE PARA SUA PRÓPRIA CONDENAÇÃO, NÃO DISCERNINDO O CORPO DO SENHOR" (ICoríntios 11.29).
Note-se aqui que a Mesa do Senhor não salva, mas condena! condena aquele que não discerne (compreende, honra) o corpo do Senhor.
Entretanto, não se tenha por isso razões para não se tomar a Ceia do Senhor ao menor sinal de fraqueza: o texto Bíblico ensina:
"SE CONFESSARMOS OS NOSSOS PECADOS, ELE É FIEL E JUSTO, PARA NOS PERDOAR OS PECADOS, E NOS PURIFICAR DE TODA A INJUSTIÇA" (I S.João 01.09).
Não é difícil de compreender porque aquele que é batizado se torna digno de participar do pão e do cálice do Senhor. Porque no verdadeiro e legítimo Batismo, requer do novo cristão, responsabilidade e comunhão com Deus.

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